Bolsonaro vai a Rondônia nesta quinta-feira para encontro com o presidente do Peru
Bolsonaro vai a Rondônia nesta quinta-feira para encontro com o presidente do Peru
Segundo o Itamaraty, reunião com Pedro Castillo vai tratar de comércio, acesso a mercados, integração, fronteira, defesa, segurança e pandemia de Covid.
Por Pedro Henrique Gomes, g1 — Brasília
03/02/2022 05h03 Atualizado há 5 horas
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/A/G/94XMfQRFCLaq4ju5CAxg/2022-02-02t152050z-915314714-rc2lbs9nmqkp-rtrmadp-3-brazil-politics.jpg)
O presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (2) — Foto: Adriano Machado/Reuters
O presidente Jair Bolsonaro viaja para Porto Velho na manhã desta quinta-feira (3) para um encontro com o presidente do Peru, Pedro Castillo, no Palácio Rio Madeira, sede do governo de Rondônia.
Este é o segundo encontro de Bolsonaro neste ano com líderes da América do Sul. Em janeiro, ele esteve no Suriname, onde se encontrou com o presidente Chandrikapersad Santokhi, e com o presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, os presidentes brasileiro e peruano tratarão de comércio e acesso a mercados, integração física, cooperação fronteiriça, cooperação em defesa e segurança, cooperação técnica e humanitária e combate à pandemia de Covid.
A fronteira entre Brasil e Peru é a segunda mais extensa do Brasil, com 2.995 km. De acordo com o Itamaraty, o Brasil é o quarto maior parceiro comercial do Peru. O intercâmbio comercial entre os dois países em 2021 alcançou US$ 4,26 bilhões, segundo o ministério.
Na noite de quarta-feira (2), a Secretaria-Geral da Presidência anunciou que Bolsonaro editou decreto que cria um vice-consulado do Brasil em Cusco e converte em vice-consulado o consulado do Brasil em Iquitos, ambos no Peru.
Segundo a secretaria, a medida tem o objetivo principal de "atender aos brasileiros na cidade de Cusco, local que recebe muitas demandas de turistas que visitam a região".
A conversão do consulado de Iquitos em vice-consulado permitirá, de acordo com a secretaria, "manter o atendimento consular na região de fronteira amazônica e o suporte às ações de cooperação, com redução de custos, sem prejuízo da qualidade dos serviços".
Os vice-consulados ficarão subordinados à Embaixada do Brasil em Lima. A instalação das novas repartições consulares ocorrerá após a anuência do governo peruano.

Nenhum comentário