Arraial Flor do Maracujá encanta com diversidade cultural nas apresentações dos grupos folclóricos
Página inicialDestaqueArraial Flor do Maracujá encanta com diversidade cultural nas apresentações dos grupos folclóricos
Arraial Flor do Maracujá encanta com diversidade cultural nas apresentações dos grupos folclóricos
Junho 26, 2023

A quadrilha Mirim Nova Junina do Orgulho encantou a todos com o tema “São João na roça”
Porto Velho, RO - No sábado, 24, o Arraial Flor do Maracujá contou com apresentações memoráveis, destacando-se a quadrilha mirim do “Orgulho do Madeira”, a quadrilha “Jucadiro”, o boi-bumbá “Estrela de Fogo” e a quadrilha junina “Tradição”. Cada momento foi marcado pela interação cativante com o público, entradas triunfais na arena e uma homenagem emocionante à comunidade surda. O evento é organizado pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer -Sejucel.

Casal de velhinhos simpáticos
A quadrilha Mirim Nova Junina do Orgulho encantou a todos com o tema “São João na roça”. O grupo, pertencente ao Orgulho do Madeira, emocionou tanto adultos quanto crianças que estavam presentes na arena. Com um casal de velhinhos simpáticos e a presença de um padre junino, a Nova Junina do Orgulho, encantou a plateia nas arquibancadas e também aqueles que acompanharam uma apresentação pelo canal do YouTube do governo de Rondônia. Criada em 2018, a Sociedade Recreativa Nova Junina do Orgulho participou das Eliminatórias do Arraial Flor do Maracujá em 2019, conquistou o vice-campeonato e garantiu sua vaga no grupo especial.
A quadrilha Adulto Jucadiro abriu as apresentações do grupo especial com o tema “África, sua origem é nossa herança”. Com uma história impactante e uma performance arrojada, o grupo encantou o público presente na arena. A apresentação trouxe elementos simbólicos, como uma caravela representando a chegada dos escravos no Brasil, além de retratar os momentos difíceis vividos por eles, com troncos e chicotadas, mas com um resultado feliz, simbolizando a libertação dos escravos com muita luz e brilho.
Apesar de ter apenas seis anos de existência, a Jucadiro, originária do bairro JK, já conquistou seu espaço no cenário folclórico, a Associação Folclórica Junina Caipira da Diversidade Rondoniense – Jucadiro.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o evento celebra as tradições culturais do Estado e evidencia a diversidade e riqueza cultural.

Boi-Bumbá Adulto Estrela de Fogo
O Boi-Bumbá Adulto Estrela de Fogo, do bairro Lagoa, trouxe para a arena o tema, “Contos, lendas e mistérios da Amazônia”. Apesar de ser o caçula entre os bois, com apenas 8 anos, foi o primeiro a se apresentar nesta edição do evento. Uma apresentação contornada com 5 lendas da região, com coreografias vibrantes e elementos indígenas em destaque.
Lendas como Matinta Perera, Cobra Grande, Curupira e Boto encantaram ganharam vida e capturaram a atenção do público presente, que assistia atentamente. O destaque foi a história do Boto, que surge em noites de lua cheia durante os festejos, e foi representado com uma embarcação na arena. O boi, carismático e envolvente, interagiu com o público, deixando todos encantados com a apresentação.
A Quadrilha Adulta Junina Tradição encerrou a noite de São João com uma apresentação trazendo diversas histórias no tema, “Lendas, contos e brincadeiras”. O grupo, formado por crianças, jovens e adultos do bairro Cidade Nova, encantou o público com momentos especiais, como a presença de Emília e até mesmo um casamento com o boto.
No entanto, o destaque emocionante da apresentação foi uma homenagem dedicada à comunidade surda. No momento final da quadrilha, todos os integrantes se sentaram no chão e, ao som da canção, “Super Fantástico”, realizaram gestos com as mãos e expressões faciais em Libras, traduzindo a música e homenageando a comunidade surda. Essa tocante homenagem encerrou a noite de São João na Flor do Maracujá, deixando um legado de inclusão e encantando a todos os presentes.

Nenhum comentário