MPRO disponibiliza ferramenta para proteção de direitos no site Consumidor Vencedor
Página inicialRondôniaMPRO disponibiliza ferramenta para proteção de direitos no site Consumidor Vencedor
MPRO disponibiliza ferramenta para proteção de direitos no site Consumidor Vencedor
Junho 20, 2023

A ferramenta proporciona ainda aos Promotores de Justiça o compartilhamento de suas atuações na defesa do consumidor
Porto Velho, RO - O Consumidor Vencedor é um site integrado nacionalmente entre Ministérios Públicos e permite que a população denuncie se sofreu alguma lesão a seus direitos como consumidor, que acompanhe denúncias contra algum fornecedor de produto ou serviço e ainda que saiba quais caminhos deve percorrer para conseguir o pagamento de indenização ou de restituição de valores cobrados indevidamente.
A ferramenta engloba casos de diversas áreas, como alimentação, habitação, saúde, comércio, educação, lazer, telecomunicações, finanças, transportes e mais.
Clique aqui para conferir o site Consumidor Vencedor
Na prática, a ferramenta online também permite que o consumidor informe ao Ministério Público de Rondônia (MPRO) sobre o descumprimento de uma decisão judicial ou de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) de forma fácil, podendo anexar fotografias e vídeos às denúncias.
Isso ajuda na transparência e fiscalização durante a luta pela defesa coletiva dos direitos, pois a população acaba se tornando parceira do MPRO no acompanhamento do cumprimento de condenações em ações judiciais e TACs que são compromissos assinados pelas empresas de adequarem suas práticas às normas de proteção dos consumidores.
Dentro do site, o Ministério Público também disponibiliza uma aba com informações sobre as vitórias já obtidas. Com o andar dos processos ficam destacados os casos em que há restituição de valores cobrados indevidamente e/ou de indenização dos prejuízos sofridos em razão da atuação das empresas, para que o consumidor consiga verificar se tem algum valor a receber.
A ferramenta proporciona ainda aos Promotores de Justiça o compartilhamento de suas atuações na defesa do consumidor e a pesquisa por peças processuais sobre um determinado assunto, evitando o retrabalho na elaboração das peças.
Fonte: MP/RO

Nenhum comentário