Com onda de calor, veja dicas para economizar na conta de luz
Página inicialDestaqueCom onda de calor, veja dicas para economizar na conta de luz
Com onda de calor, veja dicas para economizar na conta de luz
Novembro 24, 2023

Por isso, a Energisa dá algumas dicas para evitar surpresa quando a conta de energia chegar
Porto Velho, RO - Uma brutal onda de calor atingiu o Brasil nos Ăşltimos dias levando o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a decretar um alerta vermelho, que Ă© emitido quando um fenĂ´meno meteorolĂłgico Ă© de intensidade excepcional. RondĂ´nia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, SĂŁo Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, EspĂrito Santo e Tocantins estĂŁo entre os estados afetados, com temperaturas máximas acima de 5°C da mĂ©dia do perĂodo.
O calor Ă© comum nesta Ă©poca do ano, mas tem sido intensificado pelo fenĂ´meno El Niño, que Ă© caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano PacĂfico Equatorial e altera o regime de chuva e temperatura em grande parte do Globo, inclusive no Brasil. A onda de calor pode afetar a saĂşde mas tambĂ©m o bolso do consumidor já que o consumo de energia elĂ©trica tende a aumentar, afinal, os eletrodomĂ©sticos passam a gastar mais energia para se manterem operando em altas temperaturas.
Por exemplo, no ar - condicionado : em uma temperatura média externa de 30º ele aciona, trabalha, desliga e segue assim sucessivamente. Quando, por exemplo nas ondas de calor, a temperatura média externa sobe para 40º ele aciona, mas desliga bem menos e trabalha bem mais.
Para se ter uma ideia de como as altas temperaturas afetam o uso da energia, em RondĂ´nia, no mĂŞs de outubro deste ano, o estado teve um consumo de energia 14% maior que no mesmo perĂodo de 2022, o que representa a quantidade de energia suficiente para abastecer as cidades de Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste e Presidente MĂ©dici durante um mĂŞs. Em novembro deste ano, nos primeiros doze dias, o consumo de energia no estado foi 21,74% superior ao mesmo perĂodo do ano passado.
Por isso, a Energisa dá algumas dicas para evitar surpresa quando a conta de energia chegar:
1-Para gastar menos, evite o uso da temperatura mĂnima do ar-condicionado (17Âş graus). O ideal Ă© uma temperatura de 23Âş graus. Mantenha o filtro do aparelho limpo e deixe portas e janelas fechadas quando ele estiver ligado.
2 - Emendas em excesso ou instalações inadequadas podem gerar sobrecarga e aumentar o consumo, além do perigo.
3 - Invista nos espelhos em casa e no trabalho, assim como cores claras nas paredes, ideais para refletirem a luz natural.
4 - Desligue os aparelhos eletrônicos ao invés de deixá-los em stand by. A economia com isso passa de 12%.
5 – Evite colocar o chuveiro na potĂŞncia máxima. Utilize o modo verĂŁo e reduza em atĂ© 30% o consumo.
6 - Posicione a geladeira em um local ventilado, longe do fogĂŁo. Sempre que possĂvel, mantenha-a limpa.
7 - Jamais deixe os celulares carregando durante a noite enquanto vocĂŞ dorme. Isso aumenta o consumo.
8 - Plantas ajudam a refrescar o ambiente, realizando a troca constante do gás carbônico pelo oxigênio. Invista nisso.
9 - Dê sempre preferência às lâmpadas LED. Elas consomem até 80% menos que as lâmpadas convencionais.
10 - Sempre que possĂvel, monitore o seu talĂŁo de consumo, identificando os meses em que o gasto Ă© maior.
Tags
Destaque

Nenhum comentário