STF valida 102 acordos com investigados pelo 8 de Janeiro
Página inicialBRASILSTF valida 102 acordos com investigados pelo 8 de Janeiro
STF valida 102 acordos com investigados pelo 8 de Janeiro
Abril 02, 2024
Acordos de não-persecução penal, propostos pela PGR, foram validados pelo ministro Alexandre de MoraesPorto Velho, RO - O Supremo Tribunal Federal validou, nesta segunda-feira 1º, outros 21 acordos de não-persecução penal com os investigados pelos atos golpistas do 8 de Janeiro. Ao todo, chega a 102 o total de acordos do tipo firmados no âmbito da investigação.
Os acordos foram propostos pela Procuradoria-Geral da RepĂşblica e validados pelo ministro Alexandre de Moraes. A PGR propĂ´s acordos aos acusados de crimes de menor gravidade, presos em frente ao quartel general do ExĂ©rcito em BrasĂlia, nos dias seguintes aos atos golpistas.
Segundo os termos propostos pela PGR, aos acusados que confessassem os crimes caberia a substituição da prisão por outras penas alternativas, como o pagamento de multas e prestação de serviços à comunidade.
Na validação dos 21 acordos feitas por Moraes nesta segunda-feira consta multas de 1 mil reais, podendo chegar a 5 mil reais a depender do caso. Os investigados ainda ficam proibidos de usar as redes sociais e precisarão participar de um curso com o tema Democracia, Estado de Direito e Golpe de Estado.
Os acordos, conforme citados, valem apenas para aqueles acampados que praticaram crimes de menor gravidade e que nĂŁo teriam sido presos em flagrante no 8 de Janeiro.
Para os rĂ©us acusados de participar diretamente da depredação dos prĂ©dios pĂşblicos na Praça dos TrĂŞs Poderes, o STF segue com os julgamentos caso a caso em plenário virtual. Eles nĂŁo tĂŞm, pelo entendimento da PGR e do Tribunal, direito aos benefĂcios concedidos no acordo.
AtĂ© o momento, o STF já condenou 174 pessoas pelos atos golpistas, com penas que variam de 3 a 17 anos de prisĂŁo. Eles tambĂ©m devem arcar com os prejuĂzos da tentativa de golpe.
Fonte: Carta Capital
Tags
BRASIL

Nenhum comentário