Governo de RO promove ação integrada que garante regularização de imóveis rurais em Cacoal - CORREIO CONTINENTAL

URGENTE

Governo de RO promove ação integrada que garante regularização de imóveis rurais em Cacoal


Página inicialRondôniaGoverno de RO promove ação integrada que garante regularização de imóveis rurais em Cacoal
Governo de RO promove ação integrada que garante regularização de imóveis rurais em Cacoal
Junho 20, 2024

A ação visa promover regularização dos passivos ambientais das propriedades rurais da região

Porto Velho, RO - Com o objetivo de alcançar equilíbrio sustentável entre o desenvolvimento agrícola e a conservação ambiental, e garantir que as práticas agrícolas estejam em conformidade com a legislação ambiental vigente, o governo de Rondônia está realizando uma ação integrada para regularização de imóveis rurais, entre os dias 18 e 21 de junho, na Câmara Municipal de Cacoal.

Coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), mediante a Coordenadoria de Monitoramento e Regularização Ambiental Rural (Comrar), a ação visa retificar os Cadastros Ambientais Rurais (CAR) com pendências, assinar o Requerimento de Adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), e promover a regularização dos passivos ambientais das propriedades rurais da região.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha a atividade fortalece a sustentabilidade e a preservação ambiental na região. “Através da colaboração entre instituições governamentais, técnicas e ambientais, a ação integrada em Cacoal se destaca como um modelo de gestão ambiental participativa e eficaz, proporcionando benefícios duradouros para a comunidade local e o meio ambiente como um todo”, ressaltou.

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

De acordo com o proprietário rural de Cacoal, Delci Fernandes da Silva, a regularização da documentação é fundamental para o imóvel agrícola. “Todas as ações realizadas na terra dependem dessa regularização, que vai garantir a segurança jurídica da propriedade e contribuir para preservação do meio ambiente”, destacou.

Segundo o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, a regularização ambiental dos imóveis rurais consolida Rondônia como exemplo, ao conciliar desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental. “A iniciativa representa mais um passo importante na trajetória de um estado comprometido com a conservação de suas riquezas naturais, e com o bem-estar da população”, pontuou.

DESENVOLVIMENTO E PRESERVAÇÃO

Além de beneficiar os proprietários rurais, permitindo-lhes regularizar sua situação perante à legislação ambiental, a iniciativa contribui para preservação dos recursos naturais e promoção de paisagens sustentáveis na Amazônia, já que busca conciliar o desenvolvimento econômico e conservação ambiental, garantindo que as atividades agrícolas e pecuárias sejam conduzidas de maneira responsável. Dessa forma, pretende-se não apenas proteger o meio ambiente, mas também assegurar que as futuras gerações possam desfrutar dos benefícios de um ecossistema amazônico saudável.

A ação está contemplada no Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL), que tem a Conservação Internacional (CI-Brasil) como agência executora. A realização da atividade conta ainda com a parceria da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO).

Tags
Rondônia

Nenhum comentário