Cuidado especializado: governo de RO agenda consultas para pacientes com fissuras labiopalatinas por WhatsApp
Página inicialDestaqueCuidado especializado: governo de RO agenda consultas para pacientes com fissuras labiopalatinas por WhatsApp
Cuidado especializado: governo de RO agenda consultas para pacientes com fissuras labiopalatinas por WhatsApp
fevereiro 17, 2025
A fissura é caracterizada por abertura dos lábios e/ou do palato por uma má-formação da facePorto Velho, RO - O Núcleo de Fissurados de Rondônia (Nufis), anexo ao Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), em Porto Velho, faz o acolhimento, cirurgia e acompanhamento pós-cirúrgico de pessoas que possuem fissuras labiopalatinas, e as consultas podem ser agendadas pelo WhatsApp (69) 99341-5950, uma forma de facilitar o acesso da população aos serviços do governo de Rondônia.
AlĂ©m da opção por WhatsApp, Ă© possĂvel agendar uma consulta presencialmente, sem necessidade de encaminhamento, basta dirigir-se Ă unidade, localizada na Avenida Governador Jorge Teixeira, NÂş 3.766, Bairro Industrial. Os atendimentos ocorrem de segunda-feira a sexta-feira, das 7h Ă s 19h.
O Nufis destaca-se na regiĂŁo Norte por possuir essa equipe multidisciplinar especializada e tambĂ©m por receber pacientes de outros estados, e atĂ© de paĂses vizinhos como a BolĂvia e Venezuela. A unidade realiza 700 atendimentos ambulatoriais por mĂŞs, e em 2024, executou 186 cirurgias de lábio palato, timpanotomia e enxerto Ăłsseo alveolar no estado.
O governador de RondĂ´nia, Marcos Rocha, ressaltou o atendimento humanizado em saĂşde promovido pelo Nufis. ‘‘O governo tem investido e trabalhado para assegurar que a população seja atendida por uma saĂşde acolhedora, como a praticada pelo NĂşcleo de Fissurados, onde o acompanhamento começa ainda na gestação, e pode se estender por toda a infância, adolescĂŞncia e fase adulta, promovendo dignidade e qualidade de vida.’’

Consultas são agendadas pelo WhatsApp para facilitar acesso da população aos serviços do Nufis
CUIDADO ESPECIALIZADO
De acordo com o titular da Secretaria de Estado da SaĂşde (Sesau), Jefferson Rocha, o Nufis oferece cuidados humanizados e especializados nas seguintes especialidades:
Pediatria;
Nutrição;
Fonoaudiologia;
Fisioterapia;
Psicologia;
Enfermagem;
Cirurgia Plástica;
Otorrinolaringologia;
ClĂnica MĂ©dica;
Odontologia-Geral;
Odontopediatria;
Ortodontia; e
Cirurgia Bucomaxilofacial.

Em 2024 foram realizadas 186 cirurgias no Nufis
ESTRUTURA
O coordenador do Nufis e fonoaudiĂłlogo, Felipe LeĂŁo, explica que o NĂşcleo possui uma estrutura composta por consultĂłrios para as consultas multidisciplinares. E tambĂ©m conta com uma sala cirĂşrgica prĂłpria, no centro cirĂşrgico do HB, que foi equipada em 2024, atravĂ©s da parceria da Operação “Sorriso Brasil” e de uma empresa chinesa.
E em breve, segundo o coordenador, contará tambĂ©m com consultĂłrio odontolĂłgico, serviço que atualmente Ă© feito na Centro Especialidades OdontolĂłgicas, que funciona dentro da PoliclĂnica Oswaldo Cruz (POC).
ACOLHIMENTO
O acolhimento pelo Nufis começa quando, no pré-natal, os exames mostram a possibilidade dos bebês nascerem com fissura labial ou no palato (céus da boca), a partir deste momento uma série de serviços são ofertados para assistência em saúde. A localização do Nufis, anexo ao HB, é estratégica, pois o hospital é referência em gestações de alto risco.
A fissura é caracterizada por abertura dos lábios e/ou do palato (céu da boca) por um má-formação da face, que pode ser causada por fatores genéticos ou ambientais, e refletir em dificuldades para se alimentar, falar, além do desafio de aceitação da própria aparência. O diagnóstico precoce e tratamento adequado são essenciais para a transformação da vida dos pacientes.

O Nufis está localizado anexo ao Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho
SERVIÇOS REALIZADOS PELO NUFIS:
Acolhimento das gestantes, a partir do momento que recebem a informação de que o filho nascerá com anomalias craniofaciais;
Acolhimento dos recĂ©m-nascidos e mulheres no perĂodo pĂłs-parto, enquanto hospitalizados;
Suporte emocional ao paciente e acompanhante no centro cirĂşrgico;
Instalação de modeladores nasais em recém-nascidos, enquanto hospitalizados;
Atendimentos psicolĂłgicos Ă mulheres no perĂodo pĂłs-parto, enquanto em hospitalização;
Visita da equipe especializada em fissura labiopalatina à mãe e ao recém-nascido, enquanto hospitalizado;
Terapias fonoaudiolĂłgicas e psicolĂłgicas diariamente;
Ambulatório de cirurgia plástica, pediatria, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, enfermagem e odontologia semanalmente;
Cirurgias corretoras (queiloplastia, palatoplastia, rinoqueiloplastia, rinosseptoplastia, rinoplastia e otoplastia), cirurgias otolĂłgicas e enxerto Ăłsseo alveolar;
Distribuição de fórmulas lácteas e suplementos aos pacientes diariamente;
DiscussĂŁo de casos clĂnicos com a equipe multidisciplinar do HB, envolvendo Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo), Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa), UTI Neonatal, alojamento conjunto/maternidade e centro cirĂşrgico; alĂ©m do Hospital Infantil Cosme e DamiĂŁo.

Leis criadas pelo Governo de RondĂ´nia apoio diagnĂłstico e tratamento precoce das fissuras labiopalatinas
APOIO AO DIAGNÓSTICO
O governo de Rondônia, além de fortalecer o trabalho do Nufis, contribui, através da criação de leis, com o diagnóstico e tratamento precoce de pessoas que possuem fissuras labiopalatinas.
2019 – A Lei nÂş. 4.538 instituiu a Semana Estadual de Educação, Conscientização e Orientação sobre Fissura Labiopalatina, na Ăşltima semana de setembro, que estimula os profissionais da saĂşde a realizarem o diagnĂłstico precoce e a notificação dos ĂłrgĂŁos de saĂşde quanto Ă s crianças portadoras de Fissura Labiopalatina.
2023 – A Lei n° 5.551, tornou obrigatĂłria a notificação do nascimento de crianças com fissura labiopalatina para viabilizar o tratamento multidisciplinar dos casos, dos atendimentos iniciais Ă alta, apĂłs a conclusĂŁo do tratamento.
2024 – A Lei nÂş 5.921, equiparou más-formações congĂŞnitas, como fissura labiopalatina e anomalias craniofaciais, Ă s deficiĂŞncias fĂsicas para efeitos jurĂdicos no estado. O que está condicionado a avaliação da equipe multidisciplinar quanto a impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo; fatores socioambientais, psicolĂłgicos e pessoais; a limitação no desempenho de atividades; e a restrição de participação.
Tags
Destaque

Nenhum comentário