Decreto regulamenta a Ajuda de Custo para Atividade Delegada Municipal em Porto Velho
Página inicialDestaqueDecreto regulamenta a Ajuda de Custo para Atividade Delegada Municipal em Porto Velho
Decreto regulamenta a Ajuda de Custo para Atividade Delegada Municipal em Porto Velho
abril 01, 2025
Objetivo é cobrir despesas relacionadas ao transporte, locomoção urbana e alimentação dos agentes de segurança

Atividade Delegada Municipal será desenvolvida exclusivamente em horários fora do expediente regular dos policiais
Porto Velho, RO - A Prefeitura de Porto Velho publicou, nesta terça-feira (1Âş), o Decreto nÂş 20.879 que regulamentando a Lei Complementar nÂş 1.003, de 7 de março de 2025, que cria a Ajuda de Custo para Atividade Delegada Municipal (ACADM). O decreto estabelece diretrizes para a concessĂŁo da ajuda de custo a policiais militares, penais e civis do Estado de RondĂ´nia que voluntariamente desempenharem atividades delegadas pelo MunicĂpio.
O objetivo da ACADM, conforme o decreto, Ă© cobrir despesas relacionadas ao transporte, locomoção urbana e alimentação dos agentes de segurança durante a execução de atividades voluntárias no municĂpio.
"O pagamento da ajuda de custo será realizado pelo municĂpio de Porto Velho ao Estado de RondĂ´nia que, por sua vez, se responsabiliza pela distribuição dos valores aos agentes envolvidos", informou o prefeito LĂ©o Moraes.
SEGURANÇA E APOIO
A Atividade Delegada Municipal será desenvolvida exclusivamente em horários fora do expediente regular dos policiais, como em dias de folga, finais de semana e feriados.
"Durante essas atividades, os policiais estarĂŁo empenhados em ações como policiamento ostensivo, assistĂŞncia a ĂłrgĂŁos municipais no exercĂcio do poder de polĂcia administrativa e no cumprimento da legislação local, como trânsito, saĂşde pĂşblica, meio ambiente e posturas municipais", destacou o prefeito.
Além dessas funções, o decreto também inclui atividades de inteligência, com a análise estratégica de dados, e programas de orientação educativa que promovam a segurança pública.
CONDIÇÕES DE TRABALHO

Policiais voluntários que participarem da Atividade Delegada Municipal deverão cumprir uma série de deveres
De acordo com o decreto, os policiais poderĂŁo exercer atĂ© 8 horas ininterruptas de Atividade Delegada Municipal em cada ação, com um limite máximo de 120 horas mensais. A ajuda de custo possui natureza indenizatĂłria, sendo temporária e eventual, nĂŁo se incorporando aos vencimentos dos policiais ou gerando benefĂcios previdenciários. AlĂ©m disso, nĂŁo será pago adicional por serviço extraordinário ou diárias, nem será concedida folga compensatĂłria.
A participação dos policiais nas atividades dependerá da conveniĂŞncia e necessidade da Administração Municipal, com a seleção dos voluntários sendo feita pelos ĂłrgĂŁos de segurança do Estado de RondĂ´nia. A remuneração será de R$ 49 por hora para os supervisores e R$ 40 por hora para os demais membros, com cada função tendo responsabilidades especĂficas de supervisĂŁo e execução das atividades delegadas.
CONDUTAS E IMPEDIMENTOS
Os policiais voluntários que participarem da Atividade Delegada Municipal deverão cumprir uma série de deveres, como manter conduta ética, legal e cordial durante as atividades.
O descumprimento de normas pode levar a sanções, como impedimento de participar das escalas por 30 dias em caso de infração, com prazos maiores em casos de reincidência.
CONVĂŠNIO
A formalização do convĂŞnio entre o MunicĂpio de Porto Velho e o Estado de RondĂ´nia, que Ă© fundamental para a execução das atividades, deverá seguir um procedimento administrativo detalhado, com previsĂŁo de valores, metas, horas de execução e prestação de contas.
O convênio também poderá incluir exigências sobre a identificação visual dos policiais durante as ações.
BENEFĂŤCIOS
Com o novo decreto, a Prefeitura de Porto Velho visa reforçar a segurança no municĂpio e apoiar os ĂłrgĂŁos pĂşblicos locais na fiscalização de diversas áreas, ao mesmo tempo que oferecemos um incentivo para os policiais que se dispõem a atuar voluntariamente em atividades que sĂŁo essenciais para a melhoria da qualidade de vida dos cidadĂŁos.
O Decreto nº 20.879 entra em vigor a partir da data de sua publicação, e espera-se que as primeiras ações da Atividade Delegada Municipal ocorram nos próximos meses, com a implementação gradual do programa.
"Essa iniciativa foi compromisso assumido durante a campanha, de reforçar a segurança pública, e é uma resposta à crescente demanda por segurança e maior presença policial em diversas áreas da cidade, promovendo uma integração entre os órgãos de segurança pública do Estado e os serviços municipais", finalizou Léo Moraes.
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Tags
Destaque
Nenhum comentário