Deputado Laerte Gomes prestigia abertura da 2ª edição do Conexão Etnoturismo em Presidente Médici - CORREIO CONTINENTAL

URGENTE

Deputado Laerte Gomes prestigia abertura da 2ª edição do Conexão Etnoturismo em Presidente Médici


Página inicialPolíticaDeputado Laerte Gomes prestigia abertura da 2ª edição do Conexão Etnoturismo em Presidente Médici
Deputado Laerte Gomes prestigia abertura da 2ª edição do Conexão Etnoturismo em Presidente Médici
setembro 11, 2025
Evento promovido pelo Governo de Rondônia e Setur lança planos estratégicos de etnoturismo até 2030, fortalecendo cultura e economia local


O evento reuniu importantes lideranças políticas e culturais (Foto: Assessoria parlamentar)

Porto Velho, RO - O deputado estadual Laerte Gomes (PSD) participou, a convite do governador Cel. Marcos Rocha (União Brasil) , da solenidade de abertura da 2ª edição do Conexão Etnoturismo, realizada nesta quinta-feira (10), no Hotel Fazenda Minuano, em Presidente Médici.

O evento, promovido pelo Governo de Rondônia por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), reuniu importantes lideranças políticas e culturais, como o próprio governador Marcos Rocha, o deputado estadual Cássio Góis (PSD) , o superintendente da Setur, Gilvan Pereira, além de diversas lideranças indígenas.



Durante a cerimônia, foram entregues Planos de Ação do Programa de Visitação em Terras Indígenas de Rondônia, documentos que visam estruturar o turismo cultural e sustentável no estado até 2030. O objetivo é valorizar as tradições dos povos indígenas, fomentar a geração de renda e fortalecer a economia local, sem perder de vista o respeito e a preservação das culturas tradicionais.

Os planos abrangem oito municípios rondonienses, Ji-Paraná, Vilhena, Espigão d’Oeste, Guajará-Mirim, Cacoal, Alto Alegre dos Parecis, Mirante da Serra e Porto Velho, envolvendo comunidades indígenas como a Paygap, povo Karo Arara e a Ikóloehj, o povo Gavião.

Para o deputado Laerte Gomes, a iniciativa é um marco importante para Rondônia.


“Eventos como este mostram o quanto nosso estado tem potencial para unir cultura, turismo e desenvolvimento econômico. O etnoturismo valoriza a identidade dos povos indígenas e abre novas oportunidades para fortalecer nossa economia de forma sustentável e respeitosa”, destacou.



A programação do Conexão Etnoturismo segue com palestras, painéis e visitas a aldeias, proporcionando uma verdadeira imersão cultural e reforçando a conexão entre governo, comunidades e sociedade.



Comments

Nenhum comentário