Trem da EFMM vai voltar a andar no aniversário de Porto Velho, diz prefeito - CORREIO CONTINENTAL

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Trem da EFMM vai voltar a andar no aniversário de Porto Velho, diz prefeito


Trem da EFMM vai voltar a andar no aniversário de Porto Velho, diz prefeito

Locomotiva vai circular dentro do complexo, ainda sem passageiros. O trajeto será de 40 metros até o pátio central.

Por Bruno Erpidio, Rede Amazônica e g1 RO

27/09/2025 


A tradicional locomotiva 18, da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), deve voltar a circular dentro do complexo no próximo dia 2 de outubro, durante a festa de aniversário de Porto Velho.


A informação foi confirmada nesta quarta-feira (24) pelo prefeito Léo Moraes à Rede Amazônica.


Segundo o prefeito, a Maria Fumaça vai percorrer cerca de 40 metros até o pátio central. Após passar por ajustes, a locomotiva poderá funcionar em segurança, mas ainda sem transportar passageiros.


A reativação da máquina faz parte de um projeto da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), iniciado em maio deste ano.




Locomotiva será revitalizada em Porto Velho




A tradicional locomotiva 18, da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), deve voltar a circular dentro do complexo no próximo dia 2 de outubro, durante a festa de aniversário de Porto Velho. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (24) pelo prefeito Léo Moraes à Rede Amazônica.


Segundo o prefeito, a Maria Fumaça vai percorrer cerca de 40 metros até o pátio central. Após passar por ajustes, a locomotiva poderá funcionar em segurança, mas ainda sem transportar passageiros.


"A gente está aqui na expectativa, ao mesmo tempo com certa apreensão, mas com otimismo de que a nossa Maria Fumaça sair daqui não somente a pitar, não somente sair a fumaça pela caldeira, mas se deslocar até o pátio central, que eu acredito ser o ápice, o fato mais importante da celebração dos 111 anos da nossa cidade", disse.




A reativação da máquina faz parte de um projeto da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), iniciado em maio deste ano. O trabalho contou com profissionais de outros estados e com peças trazidas de diferentes regiões do país.


De acordo com o engenheiro mecânico Marlon Ilg, presidente da ABPF, várias peças precisaram ser refeitas porque haviam sido furtadas. Ele explicou que o maior desafio foi organizar o cronograma em pouco tempo, mas garantiu que o trem estará de volta em funcionamento.


"A gente precisou fabricar peças do zero e montar um cronograma apertado, mas em 40 dias conseguimos avançar e temos confiança de que no dia 2 a locomotiva vai estar funcionando."


A circulação completa vai demorar?




Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) em Porto Velho — Foto: Leandro Morais

 a locomotiva 50 será enviada para uma oficina especializada em Santa Catarina. O objetivo é que ela seja totalmente recuperada e volte a puxar vagões com passageiros pelos trilhos históricos da ferrovia.

Esse plano, no entanto, depende de várias autorizações, como licença ambiental e liberação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), já que o trecho até Santo Antônio também precisará ser restaurado.

"Na segunda na sequência do planejamento a locomotiva 50 deverá ser encaminhada para uma oficina especializada, onde será feita toda a restauração para ela poder circular com passageiros e ao mesmo tempo também vai ser viabilizado a recuperação do trecho ferroviário", ressaltou.

O retorno da locomotiva é visto como uma forma de valorizar o patrimônio histórico da capital e também como uma aposta no turismo cultural, um setor que pode ganhar fôlego com o charme das antigas ferrovias.


Trilhos da EFMM



Os trilhos da EFMM tinham mais de 360 km de extensão e ligavam os portos de Santo Antônio do rio Madeira, em Porto Velho, ao de Guajará-Mirim, no rio Mamoré, na fronteira com a Bolívia. Eles praticamente não existem mais.

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